quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ABAD REALIZA CAMPANHA DE DETECÇÃO DE DIABETES EM VITORIANA

A ABAD, em parceria com a Diretoria Estadual de Ensino, através do programa “ESCOLA DA FAMÍLIA”, realizou, no dia 01-10-2011, exames gratuitos de detecção de Diabetes, verificação de Pressão Arterial e Índice de Massa Corpórea, na Escola Estadual “Prof. Raimundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana.
O evento contou com o importante apoio dos alunos do Curso de Enfermagem da ETEC “Dr. Domingos Minicucci Filho” (Escola Industrial), os quais estão de parabéns pelo profissionalismo. Agradecemos a Diretoria de Ensino, os Funcionários e Professores da Escola Estadual “Prof. Raimundo Cintra” e as Enfermeiras do Programa Escola da Família, pelo importante apoio.
Durante a campanha as crianças receberam lanche e suco, os presentes assistiram vídeos sobre o Diabetes e receberam orientação sobre a importância do diagnóstico precoce do Diabetes.
Foram distribuídos panfletos informativos incentivando todos a realizarem o teste de glicemia capilar, que deve ser feito em jejum, tanto para prevenção como para controle diabético.
Dos exames realizados, foram constatados casos de indícios de Diabetes, pressão arterial alterada e obesidade, os quais foram orientados a procurar a Rede Pública de Saúde ou seus médicos particulares.
DIABETES: O problema pode ser silencioso ou vir acompanhado de sintomas como a sede intensa, grande quantidade de urina em cada micção, sobretudo as que acontecem durante a noite, aumento do apetite, perda de peso, fraqueza e desânimo.
A doença é um problema de saúde crônico, que não tem cura, e exige controle pelo resto da vida. Estimativas apontam que 8% da população acima de 30 anos é Portador de Diabetes.
O maior problema é que metade dos portadores da doença ignora seu diagnóstico, o que pode trazer graves conseqüências. Como o diabetes nem sempre tem sintomas, há diagnósticos que são feitos apenas depois que já existem complicações.
A ABAD está cumprindo seu objetivo que é orientar pessoas e comunidade sobre a questão “Diabetes”, desenvolvendo ações de prevenção e apoio ao tratamento da doença, buscando melhoria da qualidade de vida.

“DIABETES! SE VOCE SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR”.
Antonia Alzira Seraphin

Santos de Castro                                                          
Presidente da ABAD                                                          

Antonia Alzira Seraphin                                                      
 Secretária da Diretoria












































Nenhum comentário: