terça-feira, 5 de junho de 2012

Você faz o exame de ponta de dedo para controlar o açúcar de seu sangue?

O Diabetes mellitus esta aumentando no mundo de forma assustadora. Mais assustador ainda é o medo das complicações que esta doença pode causar.
Para o  tratamento do Diabetes mellitus é necessário melhorar o padrão alimentar, fazer atividade física regularmente, tomar medicamentos e, por fim, saber se estas medidas estão sendo eficazes.
Mas, como saber se todo este esforço está sendo efetivo? Pode-se aferir a glicemia no sangue fazendo um exame laboratorial chamado hemoglobina glicada que nos dá a média do açúcar no sangue ao longo de três meses.
O açúcar presente em nosso sangue altera várias vezes ao dia e uma medida de glicemia eventual não irá nos dar os dados desta oscilação.Por isso temos os aparelhos de hemoglicoteste ( Glicosímetro) . São aparelhos portáteis e de fácil manuseio que permitem várias aferições da glicemia ao longo do dia. O exame é o popular “ponta-de-dedo” (no termo medico chama-se dextro). Geralmente o endocrinologista orienta quantas vezes o paciente deve fazer este exame ao longo do dia, que varia de 2 a 6 vezes ao dia. Se o paciente está bem controlado do diabetes e em uso de poucos comprimidos, ele pode fazer a dextro 3 vezes por semana, sendo 2 vezes nestes dias.
Vale lembrar que não adianta fazer a dextro apenas em jejum e no final da tarde. Os horários do teste precisam ser variados para se ter uma visão real do que esta acontecendo ao longo do dia. É ideal que o paciente faça as medidas do seguinte modo: 1- ao sentar-se para tomar o café-da-manhã e 2 horas após o café; 2- ao sentar-se para almoçar e 2 horas após o almoço; 3- ao sentar-se para jantar e 2 horas após o jantar. Às vezes precisa-se do exame às 3 da madrugada para avaliar se há hipoglicemia (queda da taxa de açúcar) à noite, situação esta que pode ser fatal.
É importante também que além de fazer estas medidas, o paciente anote os valores num caderno e leve na consulta. Deixar o resultado somente no aparelho atrapalha a avaliação do endocrinologista.
O que fazer com as fitas usadas? Assim como as agulhas e as seringas, a fita utilizada é um material considerado contaminado. Jogue-os num recipiente plástico, transparente e com tampa. Quando este recipiente estiver cheio, leve-o à ABAD, que ele será descartado de forma adequada.
Caso você não saiba como utilizar seu aparelho de hemoglicoteste, a ABAD pode auxiliá-lo.

ABAD – ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO
RUA GENRAL TELLES, 171- CENTRO- TELEFONE 3815 3244

ABAD - sempre presente na vida dos diabéticos de Botucatu
                            
Dra Bibiana Prada de C. Colenci                   
Endocrinologista
Diretora médica da ABAD

Nenhum comentário: