domingo, 5 de agosto de 2012

7 dicas para o Dia Nacional da Saúde


Diabetes: O primeiro passo para obter qualidade de vida é controlar a glicemia. Para isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda a prática regular de exercícios físicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, a administração correta dos medicamentos e a manutenção de um cardápio alimentar balanceado. Esses hábitos saudáveis proporcionam bem-estar e sucesso no tratamento da doença



Coração: Entre as doenças cardiovasculares, o colesterol alto e a hipertensão são os principais fatores de risco para o coração. Para prevenir a doença, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda diminuir o consumo de sal e manter uma alimentação  equilibrada, rica em peixes, frutas, verduras, fibras, leite e derivados desnatados. O chocolate amargo também ajuda, mas deve ser consumido com moderação



Obesidade: De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. Para evitar aquela barriguinha indesejada, é importante praticar exercícios físicos de forma regular, não ficar sentado por várias horas ao dia, seguir uma dieta rica em frutas, verduras e legumes e evitar o consumo exagerado de gorduras e açúcares.


Amamentação: O leite materno é fundamental para o crescimento saudável do bebê. Por isso, é importante priorizar a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Para as mamães que trabalham, uma boa alternativa é retirar o leite e armazená-lo na geladeira por 12 horas ou no freezer por 15 dias e esquentá-lo sempre em banho-maria. Caso a mulher sinta muita dor nos mamilos, recomenda-se procurar a ajuda de um especialista ou fazer uma pausa na amamentação da mama que está machucada. 


Saúde feminina: Recomenda-se que a mulher visite o ginecologista pelo menos uma vez ao ano para fazer os principais exames, como mamografia, papanicolau e ultrassom transvaginal. Assim, ela pode prevenir o câncer de colo do útero e de mama, além de detectar infecções vaginais e outras doenças.


Saúde masculina: Algumas dicas são simples e ajudam a melhorar a saúde do homem: realizar o exame de próstata a partir dos 40 anos, fazer a barba usando a lâmina no sentindo do crescimento dos pelos pode evitar a foliculite ou a inflamação dos folículos, tratar a calvície por meio de medicamentos ou transplante capilar e não abusar do álcool e do cigarro.


Sexo: É bom e todo mundo gosta. No entanto, prevenir algumas doenças é muito mais interessante do que contraí-las, certo? Para isso, é fundamental o uso de camisinha em todas as relações sexuais. Além de impedir uma gravidez indesejada, ela protege contra as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Mulheres, saibam que também há camisinha feminina!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desses ensinamentos, porque normalmente o cidadão não sabe, não tem tempo de ler certas digas de saúde ou ninguém lhe ensina nada, ainda mais nos dias de hoje, em que as pessoas estão correndo para irem ao trabalho ou a faculdade, quer dizer, ninguém tem tempo para ensinar nada aos outros; cada um que aprenda por si mesmo.
Gostei muitíssimo.
Atenciosamente,


\luiz Antonio Kélémen