segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meu filho tem diabetes, e agora?

Muitas crianças desenvolvem diabetes e os pais normalmente não sabem como lidar com essa nova situação.
Diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. É a insulina que ajuda o organismo a transformar o açúcar (glicose) em energia para o funcionamento do corpo humano.
Primeiramente é necessário manter muita calma, desespero não vai curar seu filho só vai deixa-lo assustado. O diabetes é uma doença séria e precisa de muitos cuidados, pois pode levar a consequências fatais se mal controlada. Crianças bem controladas, com o tratamento adequado, chegam a idade adulta sem nenhuma complicação. Por isso é fundamental a orientação adequada dos pais que serão os que mais influenciarão na saúde do filho criança e, posteriormente, na saúde do filho adulto.
Muitos casais se sentem revoltados, amaldiçoados ou até culpados pela doença do filho. Esses sentimentos, além de serem irracionais, pois os pais nada podem fazer para evitar a doença, acabam piorando o tratamento, porque tendem a ter atitudes mais permissivas. Evitam ministrar medicamentos e permitem  alimentação inadequados acreditando que estão fazendo seus filhos sofrerem menos, mas não imaginam as consequências futuras. Todos os familiares precisam se adaptar a condição do diabético e a rotina familiar precisa ser bem estabelecida para evitar flutuações de horários que podem ser prejudiciais.
A adaptação à nova situação em geral leva algum tempo, mas se todos os membros da família participarem do processo de conhecimento dos cuidados e dividirem as responsabilidades, esta fase poderá ser mais rápida e menos traumática. Surge na família a necessidade de um estilo de vida mais disciplinado, com horários mais controlados, mudança de hábitos.
Para aqueles que nunca conviveram com uma pessoa com diabetes, a primeira dica é: procurar conhecer bastante a doença, seus sinais, sintomas e como cuidar para evitar as complicações. Não se desesperar, e saber que apesar de ainda não possuir cura, é possível conviver bem com o diabetes, sempre deve pedir ajuda Médica, procurar alguém que viva com esse problema, com certeza você não é a única pessoa do mundo.  A criança não deve se sentir diferenciada só pelo fato de ser portadora de diabetes, pois hoje contamos com recursos e técnicas avançadas que nos garantem mais facilidade, mesmo porque portador de diabetes não tem cara de diabetes e nem é um invadido pode levar uma vida normal.
Não faça de seu filho um transtorno para usa vida, ele faz parte de você
“DIABETES! SE VOCE SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR”.

Santos de Castro
Presidente da ABAD

ABAD-ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABETICO
Rua General Telles, 171-Botucatu-Centro.
Telefone (14) 3815 3244


Nenhum comentário: