domingo, 23 de setembro de 2012

NÚMERO DE BRASILEIROS COM DIABETES DEVE AUMENTAR PARA 12,7 MILHÕES EM 20 AN0S

NÚMERO DE BRASILEIROS COM DIABETES DEVE AUMENTAR PARA 12,7  MILHÕES EM 20 AN0S

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quinto país com maior número absoluto de diabéticos no mundo e deve permanecer na mesma posição em 2030. Em 2010, 7,6 milhões de brasileiros tinham diabetes, número que deve aumentar para 12,7 mi em 20 anos.
Diante dos números, chamado de epidemia pelo presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Balduíno Tschiedel, a entidade começa a partir do final de março um trabalho de capacitação e parceira com as secretarias estaduais de saúde.
“É muito difícil ter números de diabetes no Brasil, estimativas apontam para 7,6 mi, mas este número pode chegar a 10 milhões. Por isso, vamos trabalhar com os Estados para um maior controle do número de diabéticos no país e da capacitação para melhorar o atendimento”, disse o endocrinologista.
No mundo, em 2010, haviam 285 milhões de pessoas com diabetes. Em 2030, 439 milhões deverão ser diabéticos. Os campeões mundiais são Índia, China e Estados Unidos, respectivamente.
O diabetes tem dois tipos, o tipo 1, resultado de um processo auto-imune, e o tipo 2, que representa 90% dos casos e está ligado ao estilo de vida. Mais de 80% dos diabéticos tipo 2 têm sobrepeso ou obesidade. No Brasil, 40% da população têm sobrepeso e 10 a 15% têm obesidade.
Quando não tratada adequadamente, a doença leva a diversos problemas de saúde correlacionados como: aumenta de 2 a 4 vezes o risco de doenças cardíacas, principal causa de morte dos diabéticos. Além disso, a doença é a principal causa de cegueira dos 20 aos 74 anos e de doença renal terminal.Balduíno Tschiedel lembra que, 60% a 70% dos diabéticos apresentam alterações no sistema nervoso e 50% das amputações de membros inferiores por doença são causadas pelo diabetes

Nenhum comentário: