sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Farofa Especial de Natal

Rendimento: 15 porções

Ingredientes
 
1 cebola picada
1 maçã sem casca picada
1/4 de xícara (chá) de uva passa
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de arroz 7 grãos cozido
1/4 de xícara (chá) de tâmaras picadas
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 colher (chá) de sal

Preparo

Refogue a cebola, a maçã e as passas no azeite por 5 minutos. Acrescente o arroz, as tâmaras e a farinha de mandioca. Misture, adicione o cheiro-verde e desligue o fogo.

Informações nutricionais

1 PORÇÃO = 4 COLHERES (SOPA) = 40 G
Calorias  96
Proteínas 1,8 g
Gorduras totais 2,2 g
Carboidratos 17,3 g
Fibras 1,9 g
Sódio 56 mg
Gorduras saturadas 0,3 g
Colesterol 0 mg
Baixo conteúdo de gorduras
Baixo conteúdo de gordura saturada
Zero conteúdo de colesterol

Equivalência da porção:
2 colheres (sopa) de arroz  

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nuvem de Ricota

1 receita de leite condensado diet (*)
3 xícaras (chá) de ricota fresca amassada (400g)
2 xícaras (chá) de leite desnatado (400ml)
4 ovos
1 colher (café) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de uvas passas (100g) passadas na farinha de trigo
Margarina light para untar
Farinha de trigo para polvilhar.


Modo de Fazer


Coloque em um recipiente o leite, a ricota amassada, as gemas, o leite condensado e a baunilha, misturando tudo muito bem.

Bata as claras em neve e misture delicadamente incorporando também as passas.
Unte com margarina light e enfarinhe uma fôrma para pudim de 25cm de diâmetro.
Despeje a mistura e leve para assar em forno pré-aquecido.
Deixe esfriar e desenforme.


(*) Leite condensado diet

1 copo de leite em pó desnatado
½ copo de água fervente
½ copo de adoçante para culinária ou adoçante desejado.
1 colher(sobremesa) de margarina light

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos
Rendimento: 20 porções

Calorias: 92 kcal
Carboidratos: 26g
Proteínas: 7g
Lipídeos: 4g

As calorias das bebidas



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PANETONE INTEGRAL

Como Natal tem que ter panetone, trouxemos uma receita especial para você. Além de ser diet, nosso panetone é feito com farinha integral, que ajuda a retardar a absorção da glicose.

Ingredientes

5 tabletes de fermento biológico
800 g de farinha de trigo integral
600 g de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de adoçante em pó
500 ml de leite desnatado morno
120 g de margarina light
5 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de essência de panetone
200 g de uvas passas
100 g de granola sem açúcar
100 g de maçã desidratadas

Modo de Fazer

Faça a esponja: esfarele o fermento, junte o leite morno, 400g de farinha de trigo integral e 1 colher (sopa) de adoçante. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Bata a margarina com os ovos, junte o sal, o resto do adoçante, as raspas de limão, as raspas de laranja, e a essência de panetone. Junte à esponja já fermentada os 600g de farinha de trigo e mexa bem para incorporar. Adicione o restante da farinha de trigo integral e trabalhe a massa por uns 20 minutos. Acrescente as frutas secas e misture mais um pouco. Coloque em formas para panetone de 500 g. Deixe crescer por mais 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para 150ºC e asse por mais 45 minutos.

Carboidratos: 40g
Proteínas: 7g
Gorduras: 3g


domingo, 16 de dezembro de 2012

MEDICAMENTOS :-

UM DIREITO DE TODOS OS PORTADORES DE DIABETES
A “SAÚDE”, consoante previsão constitucional, trata-se de dever solidário do Estado (leia-se União, Estados e Municípios), o qual, porém e infelizmente, não desenvolve políticas públicas adequadas ao atendimento de tal garantia.
Na questão específica dos “DIABÉTICOS”, existe legislação pontual sobre o tema, ou seja, o legislador, sensível ao problema, aprovou tanto no âmbito do Estado de São Paulo, como a nível federal, duas leis: a Lei Estadual n. 10.782/01 e da Lei Federal n. 11.347/06. Elas tratam, exatamente, da obrigação do Estado de fornecer todos os medicamentos e insumos aos diabéticos.
Informações:-
ABAD- Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético
Rua General Telles, 171-Centro-Botucatu.
Telefones 3815-3244 e 3813-3784

Comer pão todo dia engorda?

Comer pão todo dia engorda?
Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda?Sim e não. Assim como todos os alimentos, depende da quantidade. O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo.
O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.
O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.
Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade. O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.
“Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.”
Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:
Torrada ou pão, o que tem menos calorias?
Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.
Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.
Glúten prejudica o emagrecimento?
O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho. É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca. No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.
O miolo engorda mais que a casca?
O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.
O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável?
Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.
FONTE: Roberta dos Santos Silva – Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Previna o diabetes

Oito cuidados que o paciente com diabetes deve ter ao praticar exercícios físicos


Diabetes: saiba como a alimentação interfere na glicemia


Pé diabético: pessoas com diabetes devem ter cuidados especiais

Fotos Campanha Igreja Presbiteriana Maranata


Diabetes: quais são os direitos dos portadores?



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A criança e o Diabetes Mellitus

Você já ouviu falar em criança com diabetes?´

É comum ouvirmos que um amigo ou parente adulto apresenta diabetes. Porém, o diabetes pode acometer crianças desde o nascimento, até a fase de adulto jovem. Neste caso estamos falando do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Esta é uma situação diferente do diabetes do adulto (que se chama Diabetes tipo 2), pois aparece de forma repentina e inesperada. Geralmente é desencadeado após uma gripe, e há dois picos de aparecimento: por volta dos 7 anos e no final de puberdade. Interessante notar que no outono há maior concentração de diagnóstico, talvez por haver mais episódios gripais neste momento.
No DM1 há ausência de produção de insulina pelo pâncreas e, portanto, deve ser tratado com a reposição de insulina, por via subcutânea.

Porque nunca ouvi falar?
Há pessoas que nunca ouviram falar em DM1. Isto porque a incidência de diabetes tipo 1 é bem menor que a do diabetes tipo 2. Apenas 7,5% das pessoas que tem diabetes, têm o tipo 1.

Quais os cuidados deve-se ter?
Inicialmente, os cuidados são com os pais. Eles devem ser orientados quanto à causa do Diabetes e, sobretudo, conscientizar de que não havia como prevenir seu aparecimento.
Uma vez retirado este peso dos pais, estes devem se informar profundamente em relação ao DM1, para transmitirem as informações de forma correta e segura para seus filhos. Quando os pais têm conhecimento e segurança sobre o Diabetes, a criança sente-se mais confiante e segue melhor o tratamento.
Outro cuidado é a realização da auto-monitoprização da glicemia, que é o exame do dedinho para medir a taxa de açúcar. Esta aferição é importante porque a taxa de açúcar do nosso sangue varia continuamente. Quando medimos esta taxa, entendemos o que está acontecendo, e melhoramos nosso controle. Vale lembrar que a taxa de açúcar alta ou baixa não traz sintomas até estar muito alta ou muito baixa. Assim, pequenas oscilações no açúcar que fazem mal à criança podem passar despercebidas se não fizermos este controle.  A auto-monitorização proporciona melhor controle glicêmico e evita os picos (hiperglicemia) e vales (hipoglicemia).
 Não há porque ter preconceito: o DM1 não se passa e não se pega com o amiguinho da escola.
Falando em escola, o diretor, o professor e demais profissionais que estarão perto da criança devem saber de sua condição. Eles devem ser orientados sobre o que fazer no caso da criança não se sentir bem.

Como é o tratamento?
O tratamento é feito com reposição de insulina subcutânea (para ser aplicada na gordura). Embora existam trabalhos com outras vias de administração de insulina, comercialmente apenas dispomos de insulina subcutânea. A boa noticia é que temos dispositivos mais modernos para aplicar insulina, como canetas e bombas de insulinas. As agulhas das canetas são menores e doem menos que as agulhas de seringas.
Hoje em dia sabemos que para se ter um bom controle, devemos fazer várias aplicações de insulina por dia, em pequeninas doses. Mas isso varia de criança a criança. Algumas usam 2 doses por dias, a maioria necessita de 5-6 doses. Fazemos isso para simular a liberação de insulina de uma pessoa não-diabética, onde o pâncreas libera insulina ao longo do dia, variando a dose conforme a alimentação. 

Como deve ser a alimentação?
A criança deve ser alimentar de forma mais saudável possível. Não deve ingerir alimentos que contenham açúcares (os carboidratos), como o próprio açúcar e doces. Os alimentos que viram açúcar no nosso corpo como pão, arroz, bolachas, massas também devem ser consumidos com moderação. Aliás, esta é a receita de alimentação saudável. Até quem não tem diabetes deveria segui-la, pois evita o DM2 e o ganho de peso.
Dispomos de um cálculo chamado Contagem de Carboidrato. Com este calculo podemos prever o quanto de insulina devemos aplicar para cada tipo de alimentação. O controle do diabetes torna-se mais preciso, evitando hipo ou hiperglicemia. O endocrinologista pode orientar sobre a necessidade de contagem de carboidratos.


O que é bomba de insulina?
A bomba de insulina é um dispositivo moderno para tratamento de diabetes no indivíduo usuário de insulina. Portanto, tanto crianças quanto adultos com DM2 que usam insulina podem se beneficiar deste dispositivo.

Ele tem uma cânula que é trocada a cada 3 dias. Ela envia insulina para o corpo da pessoa de forma contínua, lenta e em pequeninas doses, simulando uma situação de não-diabetes. Deste modo, o indivíduo não precisa ficar aplicando insulina com agulha ao longo do dia.
A bomba não é automática. Por isso, há necessidade dos pais, e com o tempo, a própria criança, aprenderem a manusear a bomba. Programamos a quantidade de insulina que ela enviará para seu corpo ao longo de 24 horas. Para calcular a dose das alimentações usamos a contagem de carboidrato, enviando a dose necessária para aquela refeição específica.
Portanto, antes de iniciar o uso da bomba de insulina, os pais e a criança devem saber calcular os carboidratos. Novamente, o endocrinologista avalia se a pessoa esta capacitada a usar a bomba de insulina.

A criança com Diabetes terá uma vida normal?
Completamente. Ela poderá fazer de tudo. Poderá se tornar um adulto saudável, produtivo e inserido na sociedade.
Para isso é preciso que a família, junto com o endocrinologista e a sociedade em geral entendam que esta é uma situação passível de controle, e que a criança não apresenta limitações. Ela apenas tem que seguir algumas regras como ter cuidado com a alimentação, fazer esportes, aplicar insulina e auto-monitorizar a glicemia.
Mas afinal, de uma forma ou de outra, todos nós seguimos regras, não é mesmo?

 
Dra Bibiana Prada de Camargo Colenci
Diretora Médica
Endocrinologia e Diabetes
Mestre em Edocrinologia
CRM 93718

domingo, 2 de dezembro de 2012

A importância do atendimento psicológico e interdisciplinar ao paciente diabético.


Amaryllis Miqueletto
CRP 06/111825
Psicóloga ABAD Botucatu
Ao receber o diagnóstico de uma doença crônica, o indivíduo passa por um turbilhão de emoções que necessitam ser compreendidas e trabalhadas, de modo a prevenir complicações e ter um tratamento eficaz.

Estudos apontam que pacientes com diagnóstico de doenças crônicas têm maior probabilidade de desenvolver formas patológicas de estresse, ansiedade e depressão.

Tais estudos sugerem que esses indivíduos, ao serem expostos a situações aversivas, apresentariam dificuldades no manejo da doença comprometendo a adesão ao tratamento e consequentemente à sua qualidade de vida.

No caso específico do diabetes, estudos sugerem haver correlação positiva entre esses fatores emocionais e o curso da doença.

Cuidados com a automonitoração da glicemia, a prática regular de atividade física, a administração de medicamentos (antidiabéticos orais e/ou insulina) e a adoção de uma alimentação saudável são importantes para manter os níveis glicêmicos estabilizados e, consequentemente, prevenir as complicações crônicas.

Mas estas atitudes ocorrem apenas quando o indivíduo aceitou sua condição atual e está ajustado psicológico e socialmente.

Atualmente, esta doença crônica tem sido responsável por altos índices de mortalidade e morbidade.

Por esse motivo, é de grande importância o atendimento interdisciplinar ao diabético, possibilitando-lhe o conhecimento de sua doença, suas consequências, cuidados a serem tomados, conscientização, etc.

É necessário considerar a importância dos fatores emocionais em indivíduos que convivem com doenças crônicas como o diabetes, sendo o psicólogo responsável por oferecer suporte emocional e treino em estratégias de enfrentamento da doença.

Abaixo temos algumas atitudes que devem ser tomadas pelo paciente diabético para um tratamento eficaz:

  • Informar-se sobre o diabetes e conversar com a equipe interdisciplinar para esclarecer dúvidas sobre a doença;
  • Participar de grupos de diabéticos para a troca de experiências e percepção de que não é único nesta situação;
  • Iniciar uma atividade de lazer e praticar um esporte prazeroso;
  • Não mudar radicalmente, mas obedecer ao seu ritmo sem esquecer-se da saúde;
  • Participar de Associação de Diabéticos;  

ABAD-ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO
Rua General Telles, 171-Centro-Telefone 3815-3244.