quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como o diabetes causa insuficiência renal?


Como o diabetes causa insuficiência renal?



Aspectos gerais

Com mais de 20 milhões de pessoas afetadas nos Estados Unidos com esse número em ascensão, o diabetes permanece um dos principais problemas de saúde. Apesar do diabetes tipo 2 ser de longe o mais comum, o diabetes tipo 1 e o gestacional também apresentam riscos para alguns indivíduos. Todos os tipos de diabetes envolvem a insulina e a capacidade do corpo de converter açúcar em energia. O diabetes é uma doença grave devido ao número de problemas de saúde que pode causar. A insuficiência renal é um dos problemas de saúde mais devastadores causados por diabetes.

Fisiopatologia

O diabetes ocorre quando o corpo começa a ter problemas com insulina, por não ser capaz de produzir quantidade suficiente ou se tornando resistente à utilização da insulina produzida. De qualquer forma, ambos os tipos levam a lesão renal, se não for tratada corretamente. Como a insulina é o hormônio responsável por motivar as células a receber o açúcar do sangue, os pacientes diabéticos geralmente têm altos níveis de açúcar. Com o tempo, esse níveis elevados forçam os rins a filtrar quantidades excessivas de sangue, o que danifica os rins, fazendo eles terem vazamento. Se não percebido precocemente, os rins continuarão se destruindo e perdendo a capacidade de filtração e a proteína irá escapar na urina enquanto os produtos residuais serão regurgitados para o sangue. Isso eventualmente leva a insuficiência renal.

Prevenção

Apesar do diabetes poder levar a insuficiência cardíaca em alguns casos, você pode reduzir seu risco se tratar a doença corretamente. Seguir as restrições dietéticas e tomar os medicamentos, incluindo as injeções de insulina se necessário, ajudará a prevenir a doença renal crônica em muitos casos. A perda de peso também pode ser útil, e a monitorização regular da pressão arterial é obrigatória. Mesmo se o diabetes progrida para uma doença renal crônica, ela não leva sempre a insuficiência renal. Quando descoberta precocemente, a doença renal é tratável; portanto se você é diabético, certifique-se de discutir rastreamentos regulares para problemas renais.
http://www.ehow.com.br/

Nenhum comentário: