quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diabetes - Insulina

Escrito por Prof. Dra. Denise Maria Martins Vancea



O que é a insulina e como ela atua no corpo?

É o principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das células a partir do sangue (principalmente células musculares e de gordura, mas não células do sistema nervoso central). A sua deficiência ou a insensibilidade de seus receptores desempenham um papel importante em todas as formas da diabetes mellitus.

Quais são os alimentos que não são convertidos em glicose? Por quê?

Alguns carboidratos não são convertidos, tais como a frutose, que é utilizada como um combustível celular, mas não é convertida em glicose e não participa no mecanismo regulatório metabólico da insulina/glicose; adicionalmente, o carboidrato celulose não é convertido em glicose, já que muitos humanos e animais não têm vias digestivas capazes de digerir a celulose.

Como a insulina é liberada no sangue?

A insulina é liberada no sangue pelas células beta, que são células do pâncreas que são produzidas em resposta aos níveis crescentes de glicose no sangue (por exemplo, após uma refeição). A insulina habilita a maioria das células do corpo a absorverem a glicose do sangue e a utilizarem como combustível, para a conversão em outras moléculas necessárias ou para armazenamento. A insulina é também o sinal de controle principal para a conversão da glicose (o açúcar básico usado como combustível) em glicogênio, para armazenamento interno nas células do fígado e musculares. Níveis reduzidos de glicose resultam em níveis reduzidos de secreção de insulina a partir das células beta e na conversão reversa de glicogênio em glicose quando os níveis de glicose caem.

Nenhum comentário: