segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sete dicas para você desconfiar se a criança possui diabetes

Sede intensa, fome constante com perda de peso sem explicação podem ser sintomas da doença

O diabetes é uma doença que atinge não só os adultos, mas também as crianças. A mais comum entre os pequenos é a diabetes tipo 1 (DM1), que geralmente ocorre em indivíduos com menos de 30 anos, caracterizada pela perda grave na função das células beta-pancreáticas, responsáveis pela produção da insulina.

Outro tipo que vem aumentando nos dias de hoje é o diabetes relacionado ao excesso de peso causada por uma alimentação desequilibrada, a diabetes tipo 2 (DM2). O excesso de peso faz com que a insulina precisa ser secretada em grande quantidade para tentar manter o açúcar normal, até quando o pâncreas não consegue mais produzir o suficiente e o diabetes aparece.

Confira as dicas Dra. Suemi Marui, endocrinologista do Lavoisier Laboratório e Imagem, sobre possíveis sintomas da doença.

1. Se você reparou que a criança está com uma sede intensa, preste atenção, pois sede é um dos sintomas da doença (DM1)

2. Se seu filho vive constantemente com fome e, ao invés de engordar, emagrece, este também pode ser um indicativo (DM1)

3. Seu filho vai ao banheiro urinar com frequência, inclusive à noite? Urina em grande quantidade? Cuidado! A diabetes pode causar essas constantes idas ao banheiro (DM1)

4. A criança frequentemente tem mal-estar, sonolência, fraqueza e tontura? Esses são sinais de alerta, procure um médico! (DM1)

5. Estar acima do peso também pode ser um sinal de alerta (DM2).

6. Em casos onde há familiares com a doença, existe um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Por isso é importante redobrar a atenção. (DM2)

7. A insulina também pode funcionar como um anabolizante, acelerando o desenvolvimento físico da criança. Por isso, se você notar um grande crescimento em um curto espaço de tempo no seu filho, procure um especialista (DM2).


Nenhum comentário: